Pular para o conteúdo principal

NF, o rapper cristão que conquistou o público secular nos EUA

Esta é a maneira que eu luto com toda a minha emoção 
Eu estou tirando fotos com milhares de pessoas
Mas honestamente, eu sinto que ninguém me conhece
Estou tentando lidar com a depressão
Estou tentando lidar com a pressão
Como você vai me diga que minha música não tem mensagem
"Therapy Session" por NF


A emoção crua capturada em cada uma das canções de NF atraiu a atenção de críticos e amantes do hip-hop para o rapper de 25 anos de idade. NF (nome verdadeiro Natan Feuerstein) encerrou sua turnê de 27 sessões em Therapy Session Tour em 2 de novembro de 2017. Sua música de tirar o fôlego despertou a coragem de uma geração de millennials em busca de esperança, mas alguns temem que o rapper enfatize a depravação sobre a redenção.

NF é frequentemente chamado de rapper cristão, mas a maioria de suas músicas não é abertamente cristã. Seu primeiro álbum de estúdio, Mansion , foi lançado em março de 2015. Os críticos o compararam ao Eminem. Ele largou seu segundo álbum, Therapy Session , em abril, com sucesso similar. O álbum deixa claro que a NF escreve músicas para se curar. Cada faixa é como ouvi-lo derramar seus pensamentos mais íntimos. Em "Oh Lord", NF raps, "Todo mundo vai morrer" / Nem todo mundo vive / Às vezes eu olho para o céu / E me pergunto Você nos vê aqui embaixo?

"Eu aprecio que ele é um artista que fala sobre coisas reais e faz boa música também", disse Keith Zimmerman, de 20 anos. Ele descobriu a música de NF em 2014, quando o rapper só tinha um EP no mercado.

"Ele nunca se retratou como um artista como Lecrae ou Andy Mineo", disse Zimmerman. “Ele começou a xingar, mas depois viu que era desnecessário para um cristão. É importante para ele que ele faça música para todos e não especificamente para os cristãos ”.

A música de NF é registrada por sua expressão sincera de raiva, frustração e desapontamento. A morte de sua mãe por overdose de drogas em 2009 e as histórias de abuso, autoflagelação e doença mental de seus fãs influenciam suas letras. Uma palavra para descrever sua música é pesada.

Alguns críticos se perguntam se a escuridão que parece dirigir sua música é saudável para ele ou para seus
espectadores. O escritor de música Egypt Ali do blog NEO Music Scene participou do show de NF em 19 de outubro em Cleveland.

“Desde a primeira gota, tudo o que eu pude ver foi a raiva de uma criança ferida sendo colocada na frente de outras pessoas feridas”, disse ela. “Eu tenho que me perguntar se todo esse quarto de crianças se sente assim. Talvez uma revisão de sua música possa não ser a única coisa que devemos considerar. ”

Ali está certo ao considerar os efeitos de sua música, mas ela pode estar subestimando a desesperança generalizada dos adolescentes e jovens adultos de hoje. TA reportagem de capa de 7 de novembro, “Anxiety, Depression, and the American Adolescent”, de Susanna Schrobsdorff, chamou a atenção para a situação de 2 milhões de adolescentes americanos que experimentam “depressão que prejudica sua função diária”. Eles representam um espectro de origens socioeconômicas e étnicas. Eles incluem o garoto esquisito no canto do refeitório e o capitão da equipe de líderes de torcida. Pais distraídos e uma cultura performática que pressiona crianças a ter notas, corpos e relacionamentos perfeitos são os culpados, escreveu Schrobsdorff, que detalhou as histórias de adolescentes que parecem felizes com os outros, mas uma vez recorrem a cortes, privações e relacionamentos pouco saudáveis. escapar do seu desespero.

O que Schrobsfdorff não percebe é que a depressão adolescente e a depressão em geral não são novidade. Este lado do céu, todas as pessoas lutam com sentimentos de inutilidade. Às vezes, um garoto sofrido não precisa de um conselheiro para fazê-lo contar suas bênçãos ou um amigo para distraí-lo da dor. Ele precisa de alguém que tenha sentido o que está sentindo para lhe dizer que sua dor é real, mas há um Deus ao seu lado que é mais real. Essa é a mensagem abrangente de NF, alta e clara em sua faixa "All I Have". Ele canta: "Não me diga que isso não é real / Não me diga que não é como eu me sinto / Isso é tudo Eu tenho."

"Ele é o mais verdadeiro rapper que eu já ouvi", disse Jared Midwood, de 20 anos, um auto-intitulado "fã ávido de hip-hop".

"Ele não se esquiva do fato de que, se as coisas em sua vida tivessem sido um pouco diferentes, ele provavelmente seria um viciado em pílulas batendo no porão de um clube de strip em algum lugar", disse ele. “Mas junto com esse realismo está seu profundo sentimento de gratidão a Deus por salvá-lo do estilo de vida que ele merece… Ele não enfia a religião na garganta das pessoas. Ele tem um senso claro de moralidade em sua música, mas não é forçado, [e] é uma testemunha muito mais eficaz na minha opinião. ”

Os temas universais e a teologia sutil do rapper atraíram uma base de fãs diversificada, algo que Zimmerman notou nos dois shows da NF que participou, incluindo um show esgotado em outubro no Baltimore Soundstage.

"Há pessoas que são cristãs e outras que não são", disse ele. "Isso é algo que você não vê em outros shows cristãos, e eu acho legal porque a música dele atinge um público mais amplo."

Zimmerman espera que uma audiência mais ampla venha à fé através da música de NF. Seu foco nas partes escuras e sujas da vida pode fazer Deus se sentir distante, mas seu testemunho e mais músicas centradas em Deus mostram aos ouvintes um caminho claro para a cura. Seus dois últimos álbuns têm sido uma pílula irresistível, mas dolorosa de engolir para os fãs de rap, e espero que o próximo álbum de NF seja igualmente relevante, mas com uma dose maior de esperança enquanto ele amadurece em seu estilo e sua fé
.



Fonte: Jam The Hype | The Beat of Urban Culture





Apoie esta página
  Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a história do grupo GRITS, criado em 1994

GRITS é um grupo de hip-hop cristão (rap gospel), de Nashville, Tennessee (Estados Unidos), criado em 1994. O nome é uma sigla, que significa "Grammatical Revolution In The Spirit" (Revolução Gramatical no Espírito), daí o nome do terceiro álbum (Grammatical Revolution). GRITS é constituído por Stacy "Coffee" Jones e Teron "Bonafide" Carter. Ao longo da carreira, o GRITS já recebeu vários prêmios da "Gospel Music Association Dove Awards". Além da canção "Ooh Aah" tocando no show da MTV "My Super Sweet Sixteen" e nas trilhas sonoras de "Fast and Furious: Tokyo Drift" e "Big Momma's House 2". Há também a música "Tennessee Bwoys", que é usada no programa "Pimp My Ride", da MTV. Com seu estilo alternativo e do sul, várias de suas canções têm influências do pop. CURIOSIDADE: Suas vozes têm sido comparadas com o "Big Boi", do grupo OutKast. A música, que nunca teve videocl

''Eu achava que Deus se opunha ao rap'', pensava o rapper cristão americano KB antes da conversão

Por Michael Ashcraft KB costumava ser um monstro. Kevin Elijah Burgess contou com drogas, gangues, brigas, problemas e mulheres - ele se considera um "monstro" do pecado - em São Petersburgo, o infame lado sul da Flórida. “Parecia muito inseguro regularmente. Ambulâncias eram tão normais quanto os pássaros cantando. Viver com tiros ”, diz Burgess, agora com 29 anos, em um vídeo no YouTube. “ Atrás de portas fechadas, como muitas crianças do centro da cidade, eu estava lutando. Eu estava lutando com minha identidade como homem. Eu olhei para os caras para me afirmar que eu não deveria estar procurando em primeiro lugar. O que significava ser bem-sucedido, o que significava ser forte me foi definido por pessoas ao meu redor, pela TV, e me deixou em um lugar muito desesperado e escuro. ” Enquanto as tentações do centro da cidade o chamavam, Burgess também era adepto academicamente. A escola era fácil para ele e ele foi convidado para participar de um programa pré-faculd